sábado, 24 de outubro de 2009

Mau hálito vira arma para destruir monstros em videogame

TÓQUIO, Japão — Uma arma virtual que usa mau hálito para matar monstros, um capacete de navegação que direciona os usuários com puxões de orelhas: estas são algumas das invenções nada usuais apresentadas na Digital Content Expo, uma feira futurista dedicada a tecnologias aplicadas a jogos, artes e equipamentos médicos, inaugurada nesta quinta-feira em Tóquio.

Uma das sensações do evento é a invenção de um grupo de estudantes do Instituto de Tecnologia de Kanazawa (centro do Japão): o mau hálito usado como arma virtual de um videogame.

O jogo consiste em destruir mosntros soprando num tubo: quanto pior for o hálito do jogador, mais possibilidade ele tem de vencer os horríveis inimigos.

Para que o hálito do jogador fique realmente ruim, antes de começar a jogar o usuário deve comer diversos alimentos de odor particularmente forte, como cebola, para então estar apto a destruir os sucessivos inimigos que se apresentam, como vampiros, ogros, etc.

"Muitos jogadores com que fizemos testes acharam o jogo extremamente divertido", explicaram seus criadores.

Aqueles com pouco ou nenhum senso de direção podem se beneficiar da criação do doutorando Yuichiro Kojima, pesquisador da Universidade de Eletrocomunicações. Ele desenvolveu uma tecnologia alternativa ao GPS, que consiste em um capacete que direciona os passos do usuário, através de suaves puxões de orelha.

Segundo integrante da equipe de Kojima, a invenção foi inspirada nos puxões de orelhas que os pais dão nos filhos.

Copyright © 2009 AFP. Todos os direitos reservados.

(AFP, 23/10/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário