terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Japoneses criam componente para "celular universal"

Amplificador de sinais pode operar em qualquer frequência de telefonia atualmente em uso.

Por Antonio Blanc


A operadora de telefonia japonesa NTT Docomo anunciou a criação de um amplificador de sinais para telefonia celular capaz de operar em todas as oito principais frequências de telefonia em uso no mundo. Com ele seria possível criar um “celular universal”, capaz de trabalhar em qualquer rede de qualquer operadora, em qualquer parte do mundo.

O amplificador, ainda um protótipo, é capaz de trabalhar com frequências numa faixa que vai de 700 MHz a 2.5 GHz, englobando redes CDMA, GSM, W-CDMA e as futuras redes 4G (LTE – Long Term Evolution), diz o site Akihabara News. Atualmente os celulares tem amplificadores capazes de lidar apenas com uma frequência ou grupo específicos (só CDMA, só GSM), e frequentemente os fabricantes são obrigados a fazer modelos sob medida para uma operadora ou outra para acomodar todas as opções possíveis. O novo amplificador resolveria este problema.

Por enquanto não há informações sobre a inclusão do novo amplificador em nenhum modelo de telefone celular comercialmente disponível. Mas com o início das operações das primeiras redes 4G (LTE) nos EUA já em andamento, a demanda deve surgir em breve.

(geek, 19/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário