A adaptação do anime clássico “Patrulha Estelar” ganhou seu primeiro trailer completo, depois de um teaser divulgado lá em janeiro. O filme, que estreia em dezembro, é a produção mais esperada do ano no Japão. O trailer é de cair o queixo. Sci-fi espacial com direito a todos os efeitos especiais que os fãs sonhavam.
“Patrulha Estelar” é um dos desenhos chaves da revolução sci-fi que mudou o tom infantil dos animes nos anos 70. Os mais velhos devem lembrar-se da série animada criada em 1974 por Leiji Matsumoto, pois ela fez grande sucesso no Brasil em exibições pela Rede Manchete nos anos 80 (no Clube da Criança da Xuxa). A série acompanhava os conflitos da tripulação à bordo da nave de guerra Yamato, forjada e batizada em homenagem a um navio japonês afundado durante a 2ª Guerra, que era a única esperança da Terra contra uma invasão do planeta Gamilon.
No Japão, o culto rendeu três temporadas, seis telefilmes (o último lançado em dezembro passado, 25 anos após o anterior) e uma série derivada, “Halock, o Pirata do Espaço”. Além das cenas de ação e um visual bastante estilizado e avançado para a época, “Patrulha Estelar” se diferenciou por incluir fortes doses de dramaticidade, incluindo romance, um vilão carismático e a morte trágica de personagens centrais.
A versão de cinema de “Space Battleship Yamato” tem direção de Takashi Yamazaki (de outra adaptação famosa de anime, “Returner”), roteiro de Shimako Sato (de “K-20”) e, como é praxe no Japão, será estrelada por um cantor de J-pop, Takuya Kimura (do grupo SMAP).
O trailer revela uma influência curiosa: a nova série “Battlestar Galactica”. Só é difícil definir quem influenciou quem primeiro, já que o anime é bem anterior. Para quem não sabe, outra influência que o desenho clássico legou à cultura pop foram os clipes da dupla francesa de música eletrônica Daft Punk na época do álbum “Discovery” (2001) – todos supervisionados por Leiji Matsumoto, criador de “Patrulha Estelar”.
(Pipoca Moderna, 11/07/2010)
No Brasil o filme estréia dia 31/12/2010. Vejam no site da rede de cinema Severiano Ribeiro (Kinoplex), lançamentos futuros, Dezembro...
ResponderExcluirÓtima notícia...