A Coreia do Norte criticou nesta terça-feira o governo do Japão por não ter oferecido condolências ao país comunista após a morte de Kim Jong-il, em uma nota divulgada pela agência KCNA.
De acordo com o comunicado, enviado à agência japonesa Kyodo, a resposta "hostil" do Japão tornou a relação entre os dois países "mais sombria". Este foi o primeiro comentário do governo da Coreia do Norte sobre Tóquio desde o anúncio da morte de Kim Jong-il em 17 de dezembro, aos 69 anos de infarto do miocárdio.
A carta também critica o Executivo japonês por ter impedido que simpatizantes do regime totalitário residentes no Japão visitassem Pyongyang para dar os pêsames pela morte do ditador, que governou a Coreia do Norte com mão de ferro por 17 anos.
Após o anúncio da morte de Kim, o governo japonês informou aos representantes da Associação Geral de Residentes Coreanos no Japão, conhecida como Chongryon, que não iria permitir o retorno dos partidários comunistas a Pyongyang.
A Chongryon atua como uma embaixada norte-coreana no Japão e é formada por "zainichi" ou coreanos que vivem no Japão desde o início da colonização nipônica na península coreana (1910-1945).
A maioria dos integrantes nasceu no Japão, mas se nega a adotar a nacionalidade japonesa, por isso o Executivo deste país estabeleceu que em caso de pisarem na Coreia do Norte serão automaticamente considerados cidadãos coreanos e impedidos de voltar à ilha.
(Terra, 03/01/12)
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Leão marinho desenha símbolo do dragão em aquário japonês
O aquário Hakkeijima, de Tóquio, capital do Japão, divulgou imagem nesta terça-feira que mostra os dotes de um leão marinho com a caligrafia. O animal, chamado de Jay, desenhou o ideograma chinês do dragão. Segundo o parque, a iniciativa faz parte das comemorações do Ano do Dragão.
No calendário chinês, seguido por diversos países da Ásia, 2012 é o Ano do Dragão, que começará em 23 de janeiro de 2012 e terminará no dia 9 de fevereiro de 2013.
Os leões marinhos são nativo da América do Sul. Por seres animais muito inteligentes, é comum que sejam treinados para apresentações em circos, zoológicos e parques.
Com informações da agência AF
(Terra, 03/01/12)
(Terra, 03/01/12)
Assinar:
Postagens (Atom)