O CCBB Brasília, em conjunto com a Embaixada do Japão, exibe mostra que pretende fazer uma retrospectiva da produção cinematográfica do Japão.
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília realiza, em parceira com a Embaixada do Japão, a mostra de cinema Cool Japan, mostra de Cinema que aborda a produção japonesa contemporânea, conhecida como Japan Pop. De forma a ilustrar as mudanças e as diferenças do que se faz hoje em cinema no Japão, a mostra também conta com filmes que são referências de cineastas que são marcos da história da cinematografia do país. Serão apresentados, de 19 de janeiro a 07 de fevereiro, 17 filmes que abordam as mais diversas áreas e gêneros – drama, ficção, horror e animação.
Entre os ótimos motivos para vir à Cool Japan estão obras significativas, como Contos da Lua Vaga Depois da Chuva, de Kenji Mizoguchi, considerado um dos mais importantes cineastas japoneses, ao lado de nomes como Akira Kurosawa e Yasujiro Ozu. A característica mais marcante do cinema de Mizoguchi, presente em todos os seus filmes, é o feminismo. Considerado o primeiro maior diretor feminista - embora isso fique menos claro para as audiências modernas, revelou a posição feminina na sociedade japonesa como humilhante e oprimida, e demonstrou que elas podem ser capazes de maior nobreza entre os sexos.
Confira a programação da mostra Cool Japan
Indo para o extremo oposto, a mostra também exibe filmes de uma vertente mais masculina, representada pela cinematografia de Takeshi Kitano.
Ator, comediante, pintor, escritor e diretor, Kitano, um popstar com cinco programas de TV no Japão, é mais conhecido por voltar as suas lentes para o lado escuro da terra do sol nascente revelando as idiossincrasias da yakuza, a máfia japonesa, como no filme Sonatine. Também são destaques dois animês ainda inéditos no Brasil: A Garota que Saltou no Tempo, de Hosoda Mamoro, e Férias de Verão com Côo, de Keiichi Hara.
(Cerrado Mix, 18/01/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário