Companhia vai declarar falência no dia em que o governo se preparava para anunciar plano de reestruturação
A Japan Airlines prepara-se para declarar estado de falência esta terça-feira, no mesmo dia em que o governo japonês ia anunciar o plano de reestruturação para a empresa, de acordo com os media daquele país.
A maior companhia aérea asiática tem uma dívida estimada em cerca de 11,5 mil milhões de euros e viu, na última semana, a sua capitalização no mercado derrapar 90% para apenas 150 milhões de dólares, o preço de um avião Boeing 747. Também as acções da Japan Airlines estão a afundar: esta segunda-feira cotam nos 5 yenes, depois de na semana passada terem estado a valer 67 yenes. Valores muito longe dos fixados há quatro meses: 180 yenes.
Tudo indica, agora, que a companhia de aviação está a menos de 24 horas da bancarrota, no momento em que o governo japonês se preparava para injectar cerca de 2,3 mil milhões de euros na empresa, assim como gerir uma linha de crédito no valor de quase 4,6 mil milhões de euros. O plano de reestruturação previa, ainda, o corte de 15 mil funcionários, quase um terço do número de pessoal, e a redução em 30% do plano de pensões.
Sobre a mesa está também a possibilidade de aliança com as norte-americanas Delta ou American Airlines. Isto porque, mesmo com um prejuízo de 977 milhões de euros só no primeiro semestre de 2009, a companhia japonesa voa para numerosas rotas do continente asiático.
(Diário IOL, 18/01/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário