segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Volks se torna a maior acionista da Suzuki

TÓQUIO - A montadora alemã Volkswagen se transformou, na sexta-feira, na maior acionista da japonesa Suzuki Motor, com 19,9% de seu capital, ao completar a compra anunciada no mês passado.

A japonesa informou que a transferência de ações foi efetuada, como foi acertado no dia 9 de dezembro, utilizando ações que recuperou recentemente da norte-americana General Motors (GM).

A Suzuki obteve 222,480 bilhões de ienes (1,692 bilhão de euros) com a transação, pela qual vendeu 107,95 milhões de suas ações a Volkswagen, terceira maior fabricante mundial.

As duas montadoras de veículos anunciaram no em dezembro uma aliança de capital dirigida a reforçar sua presença global, especialmente nos grandes mercados emergentes da China e da Índia.

A Suzuki é a quarta maior fabricante japonesa de automóveis e terceira de motocicletas no mundo, enquanto é líder mundial no segmento de miniveículos (com motor de até 660 centímetros cúbicos).

Participação


A Suzuki tem interesse em obter uma participação na Volkswagen em breve, com a montadora alemã procurando por acionistas que queiram vender suas ações para a Suzuki, afirmou o chefe da companhia japonesa na sexta-feira. As participações cruzadas entre as duas são parte do acordo. "As ações da Volkswagen em circulação são limitadas. Estamos buscando com eles potenciais vendedores", disse Osamu Suzuki, presidente do conselho e presidente-executivo da Suzuki, durante entrevista com grupo de repórteres. "Vamos fazer desenvolvimento conjunto com eles ou aprenderemos com eles", disse a Suzuki.

(DCI, 18/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário